quinta-feira, 6 de maio de 2010

Triciclo para cadeirantes

Recebi, por comentário, uma interessante dica do leitor José Geraldo.

Trata-se de um triciclo - o Biga - que pode ser pilotado pelo cadeirante em sua própria cadeira de rodas.

Como pode se ver na foto abaixo, que eu retirei do blog Digital Drops (que também tem um texto que traz mais informações sobre o projeto) , o cadeirante "sobe" no triciclo utilizando uma rampa móvel e, além disso, há uma trava de segurança nela que segura a cadeira de rodas enquanto o veículo está em movimento.


Na reportagem de um telejornal (que você assiste clicando aqui), há uma entrevista com o criador do projeto, o engenheiro mecânico Oraci Silva da Costa, que ressalta que, mesmo quando o cadeirante possui um carro adaptado, ele precisa de auxílio para sair e entrar no carro. No triciclo ele não precisa deste tipo de ajuda. Ainda na reportagem, é informado que o triciclo, por enquanto, ainda é um protótipo.
No vídeo abaixo, uma pessoa experimenta o triciclo especial:




Este projeto com certeza é muito interessante e, no futuro, poderá auxiliar cadeirantes que possuem dificuldades em fazer transferência (da cadeira para o veículo, no caso), como eu.

Parabenizo ao Sr. Oraci pelo projeto e agradeço ao José Geraldo pelo envio da dica.

E antes de terminar, um recado: assim como o José Geraldo, participem do blog, enviando comentários e dicas interessantes. Vocês também trazem ao Rodas Antenadas vários conteúdos interessantes.

3 comentários:

Felipe Guerra disse...

Ahh não... se você já me atropela só com a cadeira, imagina com o triciclo!? haha

mas é bom ver que tem gente empenhada em reduzir esse tipo de barreira, tornando o mundo mais fácil de acessar.

hoje em dia já temos cadeirantes nas ruas com suas cadeiras elétricas, e esse triciclo certamente contribuiria com a locomoção dos cadeirantes, e até com o respeito dado a eles. eu fico imaginando o risco de haver um acidente e tal.

resta esperar o Biga ser liberado! haha

abraços

Jairo disse...

Rodrigão, super divertido aahahhaah.... resta saber se ele vai rodar legal na rua, né, não?! A imagem passa a impressão de a parte de trás ser um pouco baixa.... De qquer forma, se funcionar bem, pode ser uma forma mais economica de dar autonomia pra muuuita gente.... abraço

Oraci disse...

Ja estamos fabricando em série o triciclo BIGA. Os interessados gentileza entrar em contato por e-mail. nosso e-mail : oraci.ms@gmail.com